2ª Semana do Instrutor reúne profissionais para o fortalecimento do ensino-aprendizagem organizacional

2ª Semana do Instrutor reúne profissionais para o fortalecimento do ensino-aprendizagem organizacional

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Foi com esse sentimento embutido na frase do educador Paulo Freire que, no período de 9 a 11 de Outubro, a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) realizou a 2ª Semana do Instrutor, na Uniasselvi, em Feira de Santana (BA). O evento reuniu mais de 30 instrutores e representantes de staff da respectiva área.

Coordenador de Treinamento, Adson Sá, acredita que ações dessa natureza melhoram o convívio entre pessoas e profissionais.

“A Semana do Instrutor é a oportunidade de integração da equipe, de troca das energias positivas e, principalmente, a porta de entrada para os participantes compartilharem conhecimento, através das suas competências e habilidades. Ações dessa natureza preparam, ainda mais, a equipe de treinamento para capacitar e desenvolver pessoas, além de serem imprescindíveis para o fortalecimento do ensino-aprendizagem organizacional”, defendeu satisfeito o coordenador de Treinamento, Adson Sá.

Metodologias Ativas; Call Center: gestão do negócio e pessoas; Musicando: emoções e aprendizado; Andragogia no treinamento de call center; Descoberta do corpo cômico através da palhaçaria; Atenção Plena (Mindfullness) e Encontro com o corpo – a bioenergética em nossas vidas foram os temas norteadores das palestras e oficinas da Semana do Instrutor.

Merissa Leite, gestora de Relações Humanas, acredita que o formato eficiente de treinamento precisa se aproximar cada vez mais da realidade dos indivíduos.

A gestora de Relações Humanas da Tel, Merissa Leite, lançou aos instrutores, durante o encontro, o desafio de otimizar o tempo, a carga horária das capacitações através do uso eficiente das metodologias ativas, tornando os treinamentos cada vez mais práticos, vivenciais e eficazes. Paralelo a isso, a diretora de Operações, Helena Aragon, desvendou as relações do mundo do call center aos participantes, os auxiliando a compreender profundamente essa realidade para contribuir com o ambiente organizacional e a entrega dos resultados.

Na ocasião, os instrutores descobriram com o coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Anael Moreira, como potencializar o processo de aprendizagem, através das emoções que a música estimula no cérebro humano dentro do universo da educação corporativa. A professora de Redação e Literatura, Andréa Bispo, aproveitou o momento para compartilhar com o público a arte e ciência de orientar os adultos na aprendizagem dentro de um call center.

Ficou a cargo da arte-educadora, Tacira Coelho, ministrar de forma bem descontraída a oficina sobre os princípios da arte da Palhaçaria. O intuito da palestra foi de explorar o corpo em direção à descoberta do ridículo, do estúpido e da ingenuidade, como caminhos para “A Expressividade e o Poder da Fala”. Cada participante pode refletir melhor sobre o corpo cômico presente em cada indivíduo, ao pensar e interpretar cenas do cotidiano.

Já em um cenário mais introspectivo, a analista de Desenvolvimento de Pessoas, Karynne Rocha,  aplicou o módulo de Mindfulness, que consiste na técnica de meditação para permitir ao indivíduo uma maior tomada de consciência de seus processos mentais e de suas ações. Conhecida também como ‘Atenção Plena’, a experiência auxilia na compreensão do nosso estado psicológico onde estamos atentos ao presente de forma intencional e com esforço de não julgar a experiência.

Leonam Castro, Psicólogo e especialista em Bioenergética, foi o Facilitador da Oficina ”Encontro com o corpo – a Bioenergética em nossas vidas”. A oficina consistiu em conhecer o corpo e seus processos energéticos, assim como a produção da energia através da respiração e do metabolismo e a descarga dessa mesma energia pelos movimentos. Confira os melhores momentos da 2ª Semana do Instrutor.

                                           

2018-10-15T17:40:19+00:00quinta-feira 11/10/2018|Notícias|